Aonde vai para esse mundo? Não sabemos. Tudo que sabemos é que estamos caminhando para uma sociedade sem amor. Essa idéia não é original, vem do instinto blog de uma amiga.
Como a maioria dos leitores aqui sabe, sou estudante de enfermagem. Faço parte de alguns projetos onde tenho o privilegio de interagir com estudantes de medicina. Nesses tempos tenho debatido muito sobre a desunião evidente na área de saúde. O quanto que uma equipe de saúde desunida pode prejudicar o usuário do sistema.
Mas porque a área de saúde é desunida? Não deveríamos estar unidos em prol do paciente?! Não deveríamos esquecer todas as desavenças pessoais e pensar exclusivamente na prevenção, cura ou conforto daqueles que estamos assistindo?!
Aqui no Brasil, nosso sistema de saúde é totalmente centralizado no médico. Dizem que isso está mudando. Não sou tão otimista assim. De maneira geral, médicos desde quando são estudantes, possuem um complexo de superioridade. Não os culpo, afinal o caminho para o ingresso na medicina é torturante. A sociedade vê os médicos como seres próximos de Deus.
Ai vem a enfermagem, uma classe buscando afirmação. Tão importante quanto o medico, mas sem o mesmo reconhecimento. Composta quase que totalmente por pessoas do sexo feminino (sim, eu vivo num harem!). Muita mulher junta é sinal de confusão. E muita confusão mesmo! Tantas e tantas brigas, uma mais idiota que a outra que sou obrigado a testemunhar todo santo dia.
O leitor mais esperto pode concluir que a enfermagem briga entre si desde o inicio do curso de formação. Assim como os médicos. De maneira geral, um quer mostrar saber mais do que o outro. São orgulhosos e arrogantes. Conheço alguns estudantes/profissionais de medicina bem bacanas, pessoas interessantíssimas e acima de tudo com traços de humildade. Essas pessoas trazem um pouco de esperança a esse ser tão pessimista que aqui escreve, ainda que seja uma exceção a regra.
Agora a pior briga que encontramos é entre Médicos e Enfermeiros. Orgulho, vontade de se auto-afirmar e diferenças pessoais. São os principais motivos dessa merda toda. Daí vem fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas que se sentem tão desvalorizado quanto o enfermeiro.
E de fato, caminhamos para uma sociedade sem amor. E começamos vendo isso na área de saúde. E aonde o mundo vai parar?
Obrigado pela leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário