domingo, 25 de abril de 2010

Discurso de aniversário

Esse ano resolvi fazer um discurso. Não para ser lido ou declamado, apenas queria registrar o momento. Sim caro leitor. No dia 26 de Abril completarei aproximadamente 7300 dias de sobrevivência (pra quem não sabe, 20 anos) ao nosso mundo atual. Desculpem pelo egocentrismo, mas esse post tem um caráter bem pessoal.

Confesso que ando assustando. E os motivos disso, lembram as divagações de Cazuza em seu filme. Ando assustado com a velocidade de mudança das coisas. O mundo tá mudando e eu peguei carona nesse processo. Meus professores da enfermagem me lembraram o quanto eu mudei do inicio do curso até agora. Quando paro para pensar, vejo que essa mudança foi de fato assustadora. Pelo julgamento dos meus mestres, caminho na direção certa, o que ao menos é um alívio. Isso conforta, mas não deixa de assustar.

Nesse ano de 2010, defini algumas metas pessoais: julgar menos, continuar valorizando, e criar mais. Ainda que me sinta distante desse processo, vejo esse ano de 2010 como promissor.

Tenho conhecido pessoas interessantes, a maioria das vezes de formas divertidas. Se um dia realmente resolver escrever “as crônicas de pato” vou me orgulhar da forma com que consigo desfrutar da minha própria juventude. Quem me conhece sabe o quanto sou recompensado pela minha ousadia. “Deus ajuda os ousados, letrados e tarados”. De todas as frases que criei, essa é uma das mais geniais (Não sou nada humilde). Tenho ouvido amigos, principalmente os mais velhos. Esse ano recebi dois conselhos bem interessantes:

-Vitor, nunca perca essa sua cara de pau.

-Vitor, aqui na faculdade, as pessoas são muito bitoladas. Não temos oportunidade de aprender nada que não esteja relacionado a área de saúde. Não se desliga do mundo das artes, porque vc pode ficar igual a eles.

Sábios conselhos. Pretendo segui-los fielmente. Pretendo enxergar a sensibilidade do mundo. Pretendo ver a maldade nos olhos das pessoas e retribuir com um sorriso. Tenho tentado aprender.

Tenho buscado separar um tempo para ficar só. “De mãos dadas comigo mesmo”. Nem sempre é fácil. As vezes vago sozinho durante shows alternativos, observando o comportamento das pessoas. Um dos meus prazeres tem sido observar os outros. Me isolo de grupos grandes e busco uma paz interior. E paro constantemente para observar o ambiente em que estou inserido. E tudo isso faz parte do aprendizado.

Tenho aprendido, aos poucos, valorizar sorrisos sinceros. Desvalorizo o sexo e os momentos carnais. É um mecanismo bem eficiente de domar meu ego ferido. Porque esse ano já tive meu ego gravemente ferido, o que é raro de acontecer. Mas as vezes acontece. Faz parte do aprendizado.

Enfrentar ou fugir dos fantasmas que insistem a rebaixar nosso ego é uma questão de escolha. Tenho permutado entre as duas ações, sempre indeciso. Oscilamos diariamente entre o progresso e o regresso. Faz parte do aprendizado. Até o fim do ano, ainda pretendo mudar bastante. Seguir com o processo de aprender.

Olho para trás. Apesar dos meus medos infantis, devo ficar feliz por tudo que tem acontecido comigo. Devo me orgulhar dos sorrisos e abraços sinceros e espontâneos. Devo rir dos beijos e relacionamentos mal acabados (e não são poucos). Talvez eu precise fazer um esforço maior para mudar certos hábitos. Devo, prioritariamente, me permitir. Sofro por perder meu tempo com ódio e inveja. Aos poucos tento domar esses sentimentos ruins. E tudo isso faz parte do aprendizado. Vejo que tenho muito o que aprender.

Preciso te agradecer leitor, não só pela leitura, mas também pela paciência. Preciso agradecer especialmente a aqueles que costumam a comentar aqui. Vcs não tem idéia do quanto me estimulam a escrever. Têm aparecido novos seguidores. E ainda conto com a fidelidade dos seguidores “antigos” que sempre estão aqui formulando seu diagnóstico moral sobre minha pessoa. E sim, isso me faz feliz. Vc leitor, é fundamental para a perpetuação dessa escrita. Amanha é meu aniversário, mas hoje, sou eu quem estou te aplaudindo.

15 comentários:

  1. chorei!
    brinks, mas foi bonito.

    ResponderExcluir
  2. "-Vitor, aqui na faculdade, as pessoas são muito bitoladas. Não temos oportunidade de aprender nada que não esteja relacionado a área de saúde. Não se desliga do mundo das artes, porque vc pode ficar igual a eles."

    Siga esse de olhos fechados, sei bem o que essa pessoa falou. Tanto que fugi para as artes!

    Texto ótimo, para variar só um pouco. Adoro como você lida com as palavras. Então não precisa aplaudir e sim eu que tenho, por propiciar tão boa leitura.

    E como é bom estar em constante mudança, né? Existe o medo de não saber onde vamos parar, mas perceber que já viveu muita coisa e aprendeu outros tantos é bom..... muito bom!


    =D

    ResponderExcluir
  3. "Pretendo enxergar a sensibilidade do mundo. Pretendo ver a maldade nos olhos das pessoas e retribuir com um sorriso. Tenho tentado aprender."
    Pato, você é fantástico! Lendo seus textos eu estabeleço metas pra mim mesma inspirada no que você diz. Tudo se torna tão relevante e revelador, sabe? Os parabéns de amanhã eu deixo pra expor amanhã, provavelmente pelo orkut, mas os de hoje são pelo que você manifesta no seu blog. É tudo admirável demais pra ser listado. ;) beijo

    ResponderExcluir
  4. descobrir coisas boas na internet dá um alívio. descobrir pessoas inteligentes e sinceras tb. vc uniu as duas coisas pra mim, e mesmo sem me conhecer quis ficar por perto, virtualmente falando. eu já fiz 20 anos e sei que parece algo eterno ou definitivo. bom, pra mim pelo menos foi. assim como foram os 25. e agora, chegando aos 30 (pois é...), sinto não é. Mas acho que vc já sabe disso. Tudo que vc escreveu hoje pode ser o inicio de uma bela jornada. Com certeza será. Parabens adiantado!

    ResponderExcluir
  5. Que graça de texto..
    Confesso que tenho certa preguiça de ler textos extensos..mas dessa vez não tive.

    "Me isolo de grupos grandes e busco uma paz interior."
    Compartilho muitíssimo desse comportamento.. Tô numa fase muito parecida.
    E vou te dizer..tô gostando demais.
    Tô aprendendo a me curtir mais..

    Sobre saber decifrar poemas e poesias,
    não se preocupe, eu também não sei.. ;)
    Escrevo e sai.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Vitor.

    Ler seus textos, para mim professora e defensora da reflexão como estratégia de mudança, é um deleite. Parabéns!
    Às vesperas de seus 20 anos vc parece ter dado largos passos rumo ao crescimento e ao amadurecimento.

    Impressionante como é possível conhecer o outro através de manifestações simples e ao mesmo tempo complexas como o ato de escrever.
    Vc permite isto evidenciado evidências de quem se liberta a cada instante e semeia o desejo de seus leitores em trilhar o mesmo caminho e por que não parafrasear dizendo: "que é caminhando que se faz o caminho".

    É assim que vejo vc após ler seus escritos, caminhando e construindo um caminho pra dentro de si mesmo. Excelente escolha!!
    Certamente vc não será o mesmo ao término do ano e terá um de seus alvos atingido.

    Antecipo-me desejando a vc neste dia, ainda que por 20min, ao completar seu 20 anos, que mais um passo importante vc consiga dar permanecendo firme em seus propósitos.

    E qto ao convite para a defesa sinta-se plenamente convidado. Será no mês de junho e espero vê-lo por lá.

    Mais na frente ampliarei o tema da pesquisa.

    Gde abraço.
    Rosana

    ResponderExcluir
  7. e coomo escreve!
    Ja nem sei por onde começar...
    qdo vc disse: sorrisos sinceros .lembrei-me de um texto que escrevi: 'ela ama um belo sorriso, do tipo de dentro pra fora...'
    Acho fundamental a sinceridade de uma pessoa, seja no sorriso,seja no olhar...diz muita coisa.
    Quanto ao fugir: que vontade louca/repentina ainda me sobe a cabeça! e não resolve nada. fugir nao é a soluçao, pode aliviar a tensao,uma coisa momentanea, mas não soluciona \=


    Ahh. gosto de deixar as pessoas beem curiosas .haha. nao importa a hora ;P
    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Vitor! Não tenho outro meio de te
    falar isso, então vai por aqui mesmo..
    Te desejo tudo aquilo que sempre desejam:
    coisas boas.
    Então aproveite bastante sua vida, sua família e amigos..e claro, aproveite você mesmo.
    Escreva, escreva e escreva enquanto tiver fôlego.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Vitoooorr... se esse concelho do bitolado foi meu, não era soh artes, tinha cultara e esportes eu acho.. aihaiuhaiuha.. bjao.

    ResponderExcluir
  10. huum, nao procurou direitinho .hauahua

    http://lelalutz.blogspot.com/2010/03/um-pouco-dela.html

    ResponderExcluir
  11. muito sábios esses conselhos! fico triste de ver tanta gente se bitolando e deixando de faze tanta coisa que gostava e fazia bem, mais pura verdade. gostei do texto, só iria sugerir vc se dirigir menos ao "caro leitor", hahaaahahah
    vo le seus outros textos!

    ResponderExcluir
  12. Patooo! Quanto tempoooo! heheheheh
    Como vc está?
    A propósito, ótimo texto. Adorei a forma como você desenrola o assunto! =D

    E feliz aniversário atrasado! xD heheheh

    ResponderExcluir
  13. adorei a idéia! amanda sabe como eu sou meio enrolada, mas juro que se vcs marcarem, eu vou!! rs

    ResponderExcluir
  14. Patito!! estava um pouco afastada do meu blog... cheguei bem atrasada aqui... acho que nem te desejei os parabéns!! =// mas se ainda for em tempo, que vc aproveite bastante esses 20 anos em plena juventude.
    E seus textos são sempre os melhores, os mais bem humorados, sempre cheios lições ótimas a se seguir por detrás de boa poesia cômica =)
    Não sei se cheguei a comentar com você, mas você é uma das maiores inspirações pra essa pequenina escritora! rsrs
    Parabéns e continue escrevendo SEMPRE!!
    grande beijo!

    ResponderExcluir