terça-feira, 31 de maio de 2011

A sorte ajuda os ousados, letrados e tarados.

Certamente, o leitor mais presente já leu essa frase aqui algumas vezes aqui. E a cada dia me convenço que essa é uma das verdades “absolutas” da vida. Nunca gostei de trabalhar com conceitos fechados, porém minhas experiências e os conselhos de mais velhos me convencem disso. Eu explico.

Pelo pouco que conheço, a psicologia do esporte diz que a sorte ajuda aos bem preparados. Os bem preparados emanam energias positivas, tendo aquilo que chamamos muitas vezes de “sorte de campeão”. Os mais religiosos preferem atribuir a emanação de energia positiva a Deus. Deus ou sorte. Nesse caso são a mesma fonte de energia, vistas sob diferentes óticas. Atualmente o termo sorte tem me agradado mais, o que justifica sua presença no titulo.

Mas ser ousado, letrado e tarado também é um ensinamento para o lado profissional.
Vivemos em um mundo bastante competitivo. Os profissionais de diferentes áreas vivem pressionados, com medo de errar. O erro é de alto custo, atrai críticos oportunistas e pode prejudicar terceiros. É muito cômodo buscar evitar o erro, se limitando apenas em fazer o que é necessário. É muito trabalhoso e desgastante buscar mudanças. Já testemunhei pessoas que se diziam a favor de mudanças, até perceberem que o mudar envolve planejamento e gasto de energia. Buscar a mudança nos dias de hoje é privilégio de poucos e sempre vem acompanhados com um numero excessivo de criticas. Por isso, caro leitor, ter ousadia é fundamental.

Mas a ousadia tem que ser sempre acompanhada pelo tesão. Até porque a busca continua pela mudança é um processo exaustivo e gerador de conflitos. O prazer de fazer as coisas te sustenta em momentos de crise e incertezas. É a energia que nos move. Ser tarado é a busca inconstante pelo prazer.

Ser letrado. Acredito que em projetos mirabolantes, uma base teórica bem fundamentada é essencial para convencer céticos de plantão. Simples assim, sem muita divagação.

Então por isso, caro leitor, sejamos todos ousados, letrados e tarados. A sorte nos ajudará. E então, estaremos mudando o mundo.

Obrigado pela leitura!

3 comentários:

  1. Ótimo texto ,pato!

    Nao sabia que você escrevia tão bem...

    e concordo com o que vc falou, e não sou cético de plantão =)

    ResponderExcluir
  2. Taradao vc já é!!!!!!
    Ousado talvez, afinal vc torce pro gremio em Bsb.
    Letrado??? Bom, vc ja sabe ler, né?

    Hehhehe
    Abracos
    Lucas VPC Lima

    ResponderExcluir
  3. massa demais o texto,parabéns pela criatividade...prix

    ResponderExcluir