domingo, 2 de outubro de 2011

Novo titulo

Morrer é preciso
(Fernando Pessoa)
Nós estamos acostumados a ligar a palavra morte,apenas à ausência de vida e isso é um erro. Existem outros tipos de morte. Eprecisamos morrer todo dia. A morte nada mais é do que uma passagem, umatransformação.
Não existe planta sem a morte da semente, não existeembrião sem a morte do óvulo e do esperma, não existe borboleta sem a morte dalagarta, isso é óbvio a morte nada mais é que o ponto de partida para o iníciode algo novo, a fronteira entre o passado e o futuro.
Se você quer ser um bom universitário, mate dentro devocê o secundarista aéreo que acha que ainda tem muito tempo pela frente. Querser um bom profissional? Então mate dentro de você o universitáriodescomprometido que acha que a vida se resume a estudar só o suficiente parafazer as provas.
Quer ter um bom relacionamento? Então mate dentro devocê o jovem inseguro, ciumento, crítico, exigente, imaturo, egoísta ou osolteiro solto que pensa que pode fazer planos sozinho, sem ter que dividirespaços, projeto e tempo com mais ninguém.
Quer ter boas amizades? Então mate dentro de si a pessoa insatisfeita edescompromissada, que só pensa em si mesmo. Mate a vontade de tentar manipularas pessoas de acordo com a sua conveniência. Respeite seus amigos, colegas detrabalho e vizinhos, enfim todo processo de evolução exige que matemos o nosso“eu” passado, inferior.
E qual o risco de não agirmos assim? O risco está emtentarmos ser duas pessoas ao mesmo tempo, perdendo o nosso foco, comprometendoessa produtividade, e, por fim prejudicando nosso sucesso. Muitas pessoas nãoevoluem porque ficam se agarrando ao que eram, não se projetam para o que serãoou desejam ser. Elas querem a nova etapa, sem abrir mão da forma como pensavamou como agiam.
Acabam se transformando em projetos acabados,híbridos, adultos infantilizados. Podemos até agir, às vezes, como meninos, detal forma que não mantemos as virtudes de criança, que também são necessáriosanos, adultos, como: brincadeira, sorriso fácil, vitalidade, criatividade,tolerância, etc. Mas, se quisermos ser adultos, devemos necessariamente mataratitudes infantis, para passarmos a agir como adultos.
Quer ser alguém (líder, profissional, pai ou mãe, cidadão ou cidadã,amigo ou amiga) melhor e evoluído? Então, o que você precisa matar em si, aindahoje, é o “egoísmo” é o “egocentrismo”, para que nasça o ser que você tantodeseja ser. Pense nisso e morra. Mas, não esqueça de nascer melhor ainda.
O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas naintensidade com que acontecem, por isso existem momentos inesquecíveis, coisasinexplicáveis e pessoas incomparáveis.








Agora dá para entender porque todo mundo gosta de citar Fernando Pessoa nas redes sociais. É tudo muito palpável.
Sendo assim, vamos morrer e renascer. Mesmo sem saber ao certo para onde ir, onde se quer chegar, o que fazer ou como mudar. Sorria, você está perdido! Não tentem me encontrar. Estou fora. Estou por ai, fazendo companhia para eu mesmo. E estou sorrindo.
E esse é meu novo titulo.

2 comentários:

  1. eu gostei do título novo!! claro que, sendo tão pessoal, quem tem que gostar é vc ne?! rs

    Mas eu fiquei com uma pulga atras da orelha: será que esse texto é mesmo do Pessoa?! Parece que as palavras, o jeito de escrever, sei não... enfim, de qualquer forma, é bem interessante e fala de fases que todo mundo vive ne?! Acho que por isso a identificação.

    E achei muito bom isso de morrer em cada pequeno aspecto, para reviver. Acho que isso é crescer, e é muito dificil...
    Enfim, se perca, se perca bastante, porque em alguma esquina da vida vc encontra alguem, alguma coisa, e ai vc se acha de novo... ;)

    ResponderExcluir
  2. adorei o novo titulo...apesar de tdo sorria sempre...Prix

    ResponderExcluir