quarta-feira, 10 de março de 2010

As vezes...

Assim como um amigo meu, estou fazendo algo que os escritores normalmente não recomendam. Estou botando o titulo antes de formular o que vou escrever. O motivo disso está claro.

As vezes queremos uma resposta. As vezes queremos saber se o caminho que seguimos é mesmo o certo. As vezes precisamos sentir que nossas decisões, por mais estúpidas que sejam, nos levam a um caminho certo. As vezes precisamos de alguém que consiga dizer “vc fez tudo certo! Vc fez tudo possível dentro do seu limite.” e transmitir confiança e conforto nessa fala. As vezes precisamos parar de concentrar nosso mundo em pessoas, coisas ou instituições. Precisamos olhar para dentro e sentir orgulho.As vezes precisamos amar. As vezes precisamos ser amados. As vezes precisamos da mescla, que talvez eu nunca tive. As vezes precisamos do conflito. As vezes precisamos cansar de tanto sentimentalismo barato.

As vezes preciso, e ai meu caso é particular desafiar a gravidade, almejar algo impossível e quebrar a cara. E eu sei quando preciso. Há algo dentro de mim que diz:

-Vaaai! Faaaaz! Não perca seu tempo rapaz. Vc precisa viver. Precisa passar por isso!

As vezes sinto agir sem fundamento. Como se “desafiar a gravidade” fosse apenas uma batalha perdida. Não há honra quando iniciamos um combate sabendo que vamos perder. Há apenas burrice.

As vezes sinto uma grande simpatia por cachorros vira-latas abandonados. As vezes penso que por mais que tente, nunca serei o centro das atenções. As vezes penso me preocupar demais em ser o centro das atenções. As vezes penso que sou mesmo um cara fútil e retardado. As vezes penso que sou responsável e um exemplo a ser seguido (ok, isso tem tempo que não acontece). As vezes penso que preciso de mais amor próprio.

As vezes eu penso que todo esse sofrimento e angustia emocional tem motivos. As vezes vejo isso como um reflexo da minha imaturidade. As vezes sei aonde estou, e mesmo assim não consigo lidar com os fatos.

“Vc tá sozinho. Vc é sozinho. E vai ter que aprender a encarar o mundo sozinho. Se vira!” São meus pensamentos falando comigo.

Em meio a tanta crise e pensamentos avulsos, pergunto novamente ao meu leitor

-Porque nós caímos? (agora com a porra do acento!)

-Para aprendermos a levantar. –A resposta está na ponta da língua.

O mundo não deixa de girar para que a gente consiga levantar. As vezes eu queria ter bons motivos para acreditar em minhas próprias palavras. As vezes eu queria ser menos emotivo e mais reflexivo em meus posts. As vezes eu queria não ter que me desculpar pelos erros ortográficos, especialmente as crases do “as vezes”...as vezes queria não agradecer a leitura.

Sem comentários de caráter motivador, por favor. As vezes fico cansado deles. Frases reflexivas estão valendo!

7 comentários:

  1. "Sem comentários de caráter motivador, por favor". hahahahahahahaha
    Ok, ok, as vezes é uma das minhas palavras (ok ok, são duas, mas valem por uma!) favoritas!! como ando querendo fazer mil tatuagens, talvez "as vezes" seja uma boa opção.
    Sabe que eu acho que o bom (isso não teve caráter motivador!) de tudo isso é o as vezes? Por que não é sempre. Sempre não existe, eu acho. As vezes feliz, as vezes triste, as vezes querendo ser melhor, as vezes com preguiça de crescer... Tantos as vezes que eu poderia passar uma vida falando deles... ;)
    ah, e também sinto a mesma coisa em relação aos acentos e agradecimentos. Acho que é como dançar: se tiver que ter muita seriedade, fica chato :P

    ResponderExcluir
  2. Tenho me identificado bastante com seus posts. às vezes acontece. :)
    E ah, Pato, aquele meu último texto não é o que eu escrevi quando saí do msn. Naquele eu ainda não sei que rumo dar. beijo

    ResponderExcluir
  3. Seu amigo Liberi Pensatori saiu do ar. Que pena. Parei de comentar ali quando o acesso foi restringido ao perfil google. Mas agora, o blog saiu do ar. Você sabe se o autor vai postar em outro blog?

    ResponderExcluir
  4. tem msn? gostei desse post,impossivel n se identificar com ele,to na msma situação.
    ;*

    ResponderExcluir
  5. Nossa, juro que não tinha lido esse post até ler o seu comentário sobre o meu! Puta merda!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. “'Vc tá sozinho. Vc é sozinho. E vai ter que aprender a encarar o mundo sozinho. Se vira!' São meus pensamentos falando comigo."

    Posso dizer com sinceridade que acabei de ler os meus pensamentos mais constantes, transcritos por outra pessoa que não faz idéia do que eu penso...
    Sabe, às vezes eu insisto em culpar a vida, mas às vezes apenas queria acreditar que a culpa é de ninguém, e o ato de culpar, é apenas um meio de fuga.
    E as respostas?
    Ah, talvez elas nunca foram formuladas...

    ResponderExcluir