segunda-feira, 15 de março de 2010

Luto

Pela segunda vez, assim como um amigo meu, escrevo o titulo antes de formular o texto. Caro leitor, já aviso. Esse post não será nada feliz. Ontem a noite descobri que um colega dos tempos de sigma sofreu um grave acidente e veio a falecer. O Samir. Não sou hipócrita, não considerava o Samir um amigo, amigo mesmo. Ele era um colega, mas por acasos da vida, nunca tivemos relação solida de amizade. Só para constar, estávamos longe de ser inimigos. Acessando os arquivos da minha memória ultra mega escrota, acabo lembrando de algumas situações engraçadas envolvendo o “sem mil”.

Em 2006, o Samir caiu na minha sala do sigma. Fazíamos parte da mesma bancada de laboratório de biologia. O gosto por falar merda era algo comum a todos os componentes daquele grupo. Devo reconhecer que o Samir era bem competente nisso. Lembro duma aula de matemática em que ele soltou uma piada divertindo a turma e irritando o professor. Como eu reprovei o segundo ano, lembro daquele professor, um ano depois, repetir a piada do Samir para a turma, antes que outro estudante atrevido o fizesse.

Lembro dum churrasco do 3ºA que voltei para casa de carona com ele. E foi uma carona salvadora...ouso a dizer que lembro bem da ultima vez que o encontrei. Foi assim por um acaso. Em 2008, estava fazendo o terceiro ano. O Samir já tinha se formado. Encontrei ele perto do sigma, ele me contou que tava fazendo engenharia mecânica na Unip ou Upis, não to lembrado agora a faculdade. Ele aproveitava que os pais iam deixar a irmã do sigma ia pra faculdade. Conversamos um pouco antes de eu entrar na escola. Ouso a dizer que lembro até da gente se despedindo na porta do sigma. “a gente se vê por ai Samir!”. Se eu não to enganado, essas foram minhas palavras cordiais. Veio o vestibular do meio daquele ano, soube que ele passou na UNB. Nunca Tive oportunidade de ao menos parabenizar-lo, não éramos tão próximos.

Acho hilário essas coisas. O Samir nem fazia parte do meu cotidiano. Longe disso. Pelo que leio das manifestações orkutidianas, o Samir era querido e amado por vários amigos. E agora eu sei, que nunca terei a oportunidade de ser um deles.

Então caro leitor, vc deve se perguntar o motivo da minha escrita. Além de uma pequena homenagem ao rapaz, que sempre acho válida, fica aqui a reflexão... Penso em como as pessoas acabam se vendo constantemente aqui em Brasília. Sim, porque Brasília é uma cidade em que as pessoas se encontram muito mais sem querer do que querendo. Sempre achei isso de Brasília bem divertido. E esse meu ultimo encontro descrito com o Samir foi assim. Por um acaso. Daqui a uma hora vou ter que voltar pra rua, e tenho uma grande possibilidade de encontrar alguém conhecido. O que me entristece é saber que esse conhecido jamais será ele. Jamais voltaremos a conversar.

A idéia que tenho da morte como um processo natural em nossas vidas. Não quero entrar muito no campo religioso/espiritual agora... penso que o Samir está bem agora. Só pelo fato de estar longe desse mundo indecente, já faz com que ele esteja bem. O problema é a saudade que fica. Porque saudade dói. Acredito que a família e os amigos estão sentindo bem isso agora. Acho justo publicar esse post na comunidade do Samir. Familiares e amigos saberão que até mesmo um simples colega de turma do ensino médio se sente comovido com a situação. Isso apenas realça o fato do Samir ser um cara gente boa pra caramba. "Sou maluco magrelo de cabelo amarelo gosto de cogumelo...". Isso tava no Orkut dele, achei divertido. E essa tem que ser a imagem que fica. De um cara divertido, que faz bem as pessoas. Isso ninguém pode negar. Desejo forças para quem é próximo dele. Os comentários estão abertos a todos...
Obrigado pela leitura!

7 comentários:

  1. me entristece saber que a gente vive buscando o que sonha, mas está sujeito a uma brusca interrupção dessa. lamento por ele e pelas pessoas próximas.

    ResponderExcluir
  2. A melhor parte é poder lembrar das coisas boas que ele fez e nos deixou. Nesses 14 anos de amizade nem tudo foram flores, mas reconheço que das melhores lembranças que tenho até hoje ele está presente na maior parte delas. Que a esperança de ele estar em um lugar melhor, olhando por nós, seja nosso conforto e nossa força para batalharmos pelos nossos sonhos.
    Porque concerteza a cada conquista nossa, ele vai comemorar também. Onde quer que esteja.

    ResponderExcluir
  3. Não o conhecia, mas uma perda brusca sempre é ruim.
    As coisas acontecem por bons motivos. Ele já cumpriu a missão que foi dada a ele, e ainda conseguiu deixar alegria no coração de quem teve contato com ele. Espero que ele esteja bem, onde quer que esteja.
    Força pato.
    Beijos.
    Kk

    ResponderExcluir
  4. Irritar professor, e falar besteira, ele era extremamente competente nisso.

    Não tive 10 anos de amizade com o samir, foram apenas 4 anos, dos quais apenas 2 nós estavamos realmente presentes um pro outro. Mas a maneira como ele cativa a gente, faz a gente acreditar que conhece ele a eras.

    Ele foi um cara sensacional.

    ResponderExcluir
  5. Também fiquei muito chocada com a notícia. Realmente uma das coisas que me entristece é o dar-se conta de que nossas vidas são tão frágeis a ponto de nossos sonhos e planejamentos serem interrompidos a qualquer momento. Sem esperarmos. E a qualquer momento, podemos perder alguém muito próximo, ou alguém não tão próximo assim, mas que com ctz deixou várias pessoas próximas a ele que sentirão sua falta pra sempre. Sempre perguntarão: como teria sido se ele estivesse aqui?!
    Reforço o que disseram, não foram 10 anos de amizade, nem sequer tivemos um contato tão forte. Mas ele esteve presente em uma das partes que talvez mais me deixa saudades na vida, o sigma. A lembrança das brincadeiras de terceiro ano me serão sempre nítidas. Sim, um cara brincalhão, inteligente, divertido.
    Que Deus dê seu conforto à família e aos amigos mais próximos e tenho certeza que ele cumpriu a sua missão aqui, seja ela qual tenha sido, e está agora ao lado de Deus, olhando por todos.
    Beijão, Patito, lindo post.

    ResponderExcluir
  6. Bem, oq posso dizer é q o Samir vai ficar p sempre no meu coração... está sendo muito dificil eu sequer acreditar no q aconteceu...
    Mas o importante é como já disseram, ele cumpriu e muito bem feito oq veio fazer aqui... além de ter deichado muitaaas pessoas q o amavam muito sempre felizes... Samir aonde quer q esteja sei q vc sabe do meu sentimento!
    SAUDADES ETERNAS! "por onde quer q eu va vou te levar p sempre...que no meu coração, aonde quer q eu vá, sempre levarei o teu sorriso em meu olhar...!"

    ResponderExcluir
  7. Realmente, só agora pude ler o texto e expressou bem uma imagem concreta do Samir.
    Ele era assim, divertido, trazia alegria a todos mas ele agora, desvendou o maior misterio do ser humano que é a morte.
    O que não deixa de ser verdade é que sair desse mundo de violências e injustiças é uma coisa boa. Ainda mais indo para perto de Deus, que com certeza cuida do nosso amigo sempre sempre, ele foi ser comparado aos anjos e seus sorrisos. Ele foi fazer sorrir outros lá no céu. Saudades Samir.

    ResponderExcluir