domingo, 16 de junho de 2013

Vamos tomar banho?

O que fazemos durante o banho? Nos lavamos? Certeza disso? Melhor rever seus conceitos, leitor. Quando somos pequenos, muitas vezes odiamos tomar banho. Como no meu caso. Para isso muitas vezes éramos incentivados a levar brinquedos para o banho. E assim ao invés de nos lavarmos, passávamos o tempo inteiro no chuveiro brincando.  Passa a ser uma brincadeira ou uma espécie de terapia, ainda pequenos.
Crescemos. A puberdade chegou. E continuamos passando tempo no banho brincando. Com o nossos próprios brinquedos , é claro. Quando adolescentes, adoramos tomar banho. E gastamos muito tempo com isso... E ai vem uma outra característica importante do banho. O auto conhecimento. Começa na adolescência quando simulamos relacionamentos sérios com as pessoas mais desejadas do nosso mundo. Nesse exercício imaginativo, acabamos nos conhecendo melhor. Ainda bem.

Na vida adulta, o banho é momento de reflexão. Sem tantas brincadeiras assim. Refletimos sobre o trabalho, sobre nossa vida pessoal, sobre aquilo que fazemos diariamente. Dependendo do seu ritmo, o banho é o único momento em que temos para nós mesmos. Seu significado é muito forte. E bem saudável. Vale a observação: Profissionais da saúde recomendam as mulheres que façam o auto exame das mamas no banho. Isso, eu não poderia deixar de relatar.

A questão é que nesse mês, nossos banhos serão fundamentais para nossas vidas. Essa onda de protestos está tomando conta da cidade. Confesso que o fb nunca conseguiu ao mesmo tempo ser tão repetitivo e divertido. Saudades até do twitter. Mas esse mês em que dizem que o Brasil acordou, merece muita reflexão. Não estamos acostumados a grandes manifestações. Não temos a sensatez exata e o feelling* exato para nos expressarmos, mudarmos o mundo e não sermos ao mesmo tempo nem violentos, nem violentados. Talvez isso nem exista, mas acredito que temos muito o que aprender. Ainda não sabemos dosar nossa energia e criatividade para expressarmos nossa opinião. Não me dirijo somente a você,caro manifestador. Me dirijo também a polícia. Ou a quem não quer fazer parte disso. Não acredito em um culpado único das repressões violentas. Daria para divagar bastante a respeito do assunto. Eu precisaria de vários banhos para isso. Quem Le, também. Acho que meu sonho de mundo seriam protestos pacíficos a cada domingo, onde poderíamos levar crianças, cadeirantes e idosos, numa boa. Como um momento realmente de expressão, criatividade e lazer; sem perder a consciência critica e a responsabilidade pelos nossos atos. E claro, que sejamos ouvidos.

Confesso leitor, não sei em que posso colaborar para o desenrolar de tudo isso que sonho. Nem sei se o que penso de forma ideal é realmente o correto. Tudo que eu posso, na certeza que estarei colaborando com o progresso da sociedade, é apenas um pedido: Por favor, tomem mais banhos. Porque assim nós poderemos deixar essa cidade mais limpa. Assim como nosso país.

*Não sei que outra palavra eu poderia usar aqui. Mas sei que ela existe.


PS: sim, pensei no texto durante o banho!  ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário