segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Desafio a gravidade


--> --> -->

         -Porque nos caímos? A pergunta feita pelo Alfred para seu patrão, Bruce Wayne no filme Batman begins. Talvez a resposta para essa pergunta não seja tão simples quanto parece. Aprecie a minha ótica sobre esse tema.
Sempre tive simpatia pelos fracos. Sempre gostei de pessoas que, assim como eu, se sentem deslocados no tempo e no espaço. Sempre gostei daqueles que tem “consciência social”. Esse termo eu meio que inventei ontem embora não seja propriamente dito como meu. Achei ele bem esclarecedor. Vou considerar as expressões ‘fraco’, ‘deslocado’ e ‘consciência social’ como características que podem ou não estar interligadas. Não vou me dar trabalho de explicar cada uma delas, a definição dos termos deve partir da cabeça do próprio leitor. Sim, eu sou bem democrático as vezes!
Considero quem tenha algum daqueles três adjetivos acima citadas, como pessoas sujeitas a caírem. O ato de cair é interessante. Vc pode cair por ser empurrado para o chão, por ter o cadarço do tênis desamarrado, tropeçar em alguma coisa e, porque não, vc pode apenas se jogar. Enfim, há vários motivos que podem provocar uma queda. Uma vez no chão, as coisas se tornam mais previsíveis e ao mesmo tempo, interessantes. Não importa quanto tempo demore, nem se vc recebeu ou não ajuda: a única alternativa quando se está no chão e voltar a ficar de pé. Não vamos pensar em situações fora do comum, por favor.
Há no mundo, certas verdades imutáveis. Hoje, a terra continuará girando, a gravidade nos puxará para baixo e, se tudo der certo, nosso coração continuará bombeando sangue para nossos capilares numa velocidade extremamente rápida (novamente estamos considerando que o corpo humano funcione bem). A terra gira, o coração bate e as coisas caem. Isso, caro leitor, é debilmente logico. São leis da física e antes de mais nada, leis da vida.
E ai voltamos para as pessoas que caem, estão caindo ou irão cair. Elas precisam ficar de pé. E o ato de se levantar, talvez vc nunca tenha pensado assim, é uma forma bem ousada de desafiar a gravidade. O sangue bombeado para as nossas pernas dão forças aos nossos músculos e ossos nos sustentarem nossos membros inferiores. Permanecer de pé não implica em superar a gravidade, mas significa continuar a desafia-la constantemente. E é isso que fazemos todo dia. Desafiamos a gravidade.
E ai é que entra a resposta simples, porém genial do próprio alfred a pergunta feita lá em cima.
-Porque nos caímos? Para podermos aprender a nos levantar.
E o significado das palavras pode estar apenas no nosso poder de interpretação.
Obrigado pela leitura.

2 comentários:

  1. Seu melhor texto até agora, meu amigo. Se eu puder me dar um luxo inevitavelmente chato, eu diria que sua abordagem sobre o assunto foi mt mais complexa e bonita do que sua síntese.

    ResponderExcluir
  2. Grande texto!Foi uma linguagem simples pra uma abordagem arrojada.Parabéns Pato Venancio!

    ResponderExcluir