sábado, 6 de fevereiro de 2010

viver e sobreviver

Caro leitor,
Antes de mais nada, desculpe pelo ultimo post. Ele poderia ter sido melhor estruturado, alguns podem achar ele meio chato, porem só me toquei disso agora. Não é sempre que eu vou te divertir aqui. To afim de falar do palhaço do ultimo post. Há maiores reflexões que podem ser feitas dele.
Após mostrar todo o talento com os malabares, o palhaço foi justamente na minha direção pedir dinheiro. Disse que não tinha moedas(o que era verdade) e fiz questão de lhe dar parabéns. O palhaço olhou nos meus olhos e fez questão de me agradecer. Senti a sinceridade em seu olhar, o que fez daquele artista um ser ainda mais admirável.
Quando voltei pra faculdade a tarde, (aproximadamente 1:30 da tarde) percebi que o palhaço ainda tinha energia. Fiz minha prova e sai da faculdade aproximadamente as 3:30. Parei no mesmo sinal do palhaço. Ele ainda estava lá. Não estava mais pulando de alegria e sorrindo como antes. Estava sentado perto da calçada, com uma expressão de esgotado.
A cena do palhaço faz pensar no quanto nossos artistas são desvalorizados. Enquanto eu, garoto mimado, criado sob os melhores cuidados do mundo, penso em sorrir todos os dias apenas para viver melhor, aquele palhaço se vê obrigado a sorrir para sobreviver. Viver e sobreviver. A diferença dessas duas palavras está além do prefixo. A diferença está na ótica.
Sempre admirei artistas de rua. Eles são aqueles seres muitas vezes responsáveis pela quebra da nossa rotina. São eles que nos proporcionam sorrisos, o sentimento de nostalgia e a força para encarar o tédio que é o cotidiano. Por isso amigo leitor, hoje te pedirei um favor. Por mais que vc não goste de moedas (concluo que todas as pessoas desse mundo odeie moedas, assim como eu) tente sempre andar com algumas. Nunca sabemos quando vamos encontrar artistas de rua em nosso caminho. O sorriso que nos ajuda a viver para esses artistas é o pão necessário para sobreviver. Confuso, porem correto.
Vou preencher a minha carteira de moedas nessa próxima sexta, espero recompensar o artista pelo trabalho. Espero que vc amigo leito, faça o mesmo. Não ajude pedintes, ajude artistas.

2 comentários:

  1. Tá, antes de falar do conteúdo, vamos lá. Porem = porém (não sei como ficou com a nova ortografia). PessoaS odeieM moedas (no parêntese). E faltou um R no último leitor, do penúltimo período.

    Me senti tocada. Apesar de não ser uma artista de rua, posso me dizer artista. E eu sei o quanto é difícil viver de arte, até sobreviver dela.

    Seus textos tão ficando ótimos!!! ;-)

    Beijooo

    ResponderExcluir
  2. Eu imaginei outra conclusão. Não esperava ler um "tenham sempre moedas no carro". Raciocínio diferente, gratz.

    ResponderExcluir